O Lar Residencial da APPACDM da Maia está equipado com a mais moderna tecnologia para dar resposta eficaz e eficiente aos seus 24 utentes. Esta resposta social acolhe cidadãos com deficiência mental, com idade igual ou superior a 16 anos. Disponibiliza inúmeras atividades de animação, psicologia, saúde, cuidado e imagem pessoal, higiene pessoal, apoio na alimentação, treino de competências sociais, entre outras, de modo a promover a autonomia.

“A comunicação assume um papel preponderante no sucesso de qualquer organização. Na APPACDM da Maia, pelas características únicas do serviço que presta, pela dispersão geográfica no concelho, mas acima de tudo, pela preocupação em prestar o melhor serviço ao mais baixo custo, procuramos soluções ágeis e intuitivas. A BCOTECH tem sido nossa parceira nesta área, e o seu know-how está patente na forma como interagimos interna e externamente.”
APPACDM MAIA
Vítor Oliveira
Coordenador Geral da APPACDM da Maia

A mobilidade dos funcionários dentro do edifício, associada ao equipamento de chamada de emergência/enfermeira e ao sistema de intercomunicador da porta foram os serviços mais relevantes na escolha da solução de comunicações de voz, pois desta forma é possível reduzir custos operacionais e melhorar o atendimento telefónico.

OBJECTIVOS

Melhor atendimento nas 24h
Redução de custos
Mobilidade dos funcionários
Integração com sistema de chamada de emergência/enfermeira (“Quadro de Alvos”)
Controlo das portas de acesso ao exterior a partir do telefone
Uso de equipamentos simples e fiáveis
Solução estável e robusta, isenta de manutenção

A solução implementada pela BCoTech é constituída por um servidor de Voz da Yeastar, telefones de secretária IP Sip da Yealink, um sistema Dect/IP multicelular da RTX, intercomunicador IP Sip e pelo software Yeasys® eCares Server para a integração com o sistema de chamada de enfermeira.

O servidor de comunicações de voz disponibiliza um máximo de 100 utilizadores IP, livre de licenças, com todas as funcionalidades de um sistema telefónico avançado: IVR, registo de chamadas integrado, comunicações por Sip Trunk, gestão de contactos centralizada, voice-mail, fax-to-mail, entre outras.

Os funcionários com necessidade de mobilidade dentro das instalações da APPACDM da Maia utilizam telefones sem fios Dect que permitem, para além de fazer/receber/transferir chamadas telefónicas internas/externas, receber todos os pedidos de auxílio vindos do sistema de chamada de emergência/enfermeira e atender a campainha da porta da rua.

O software eCares Server efectua o registo em base de dados dos pedidos de auxílio dos utentes, originando uma chamada telefónica automática para o prestador de cuidados, com uma guia vocal informativa do número do quarto e da cama que fez a respetiva solicitação. Assim, é reduzido o tempo de resposta ao pedido de auxílio, aumentando a satisfação do utente e a rentabilidade do funcionário.

Para melhorar o atendimento à porta da rua, o sistema de intercomunicador está integrado com os telefones. Durante o período de expediente é atendido pelo pessoal administrativo, e à noite pelos telefones sem fios dos prestadores de cuidados.

 

Desta forma, a APPADCM da Maia dispõe de um sistema de comunicações que permite responder a todas as suas necessidades de forma eficaz, eficiente e profissional, contribuindo para uma redução de custos e um aumento da produtividade da equipa.

BENEFÍCIOS

Atendimento telefónico eficaz
Redução de custos operacionais
Diminuição dos tempos de resposta
Poupança
Flexibilidade e Escalabilidade
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